- Área: 343 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:emontenegro / architectural photography
-
Fabricantes: Anicolor, BRUMA, Forlight, Gerflor, Kronotex, Roblain, SLV, Sanitana
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto responde à necessidade de criar um espaço multiusos, compartimentado, com o intuito de reunir pessoas para aprender, discutir, escutar sobre diferentes temas, ensinamentos religiosos. Criaram-se quatro paredes brancas sobre as quais pousa um tecto em betão maciço, pesado. O interior é suportado através de madeira e derivados da mesma, leve.
Do confronto entre as diferentes materialidades, criam-se espaços, percepções e experiências distintas. No piso inferior, a luz que entra pelas paredes brancas inunda cada espaço, enaltecendo o tom mel da madeira e do osb dos revestimentos. Sente-se aquele cheiro tão singular e a ambiência criada é um contraste com a frieza do exterior. É um espaço confortável e dinâmico na sua utilização para o dia a dia.
Ao subir ao nível superior, quando se esperaria leveza, encontramos uma cobertura austera e crua, perfurada por quatro lanternins que permitem que a luz construa os limites daquele espaço sóbrio. Pretende-se que exista um corte com o exterior, que seja um espaço reservado, de introspeção. Que todas as atividades que se realizem ali, da mais comum à mais sagrada, não sejam interrompidas pela realidade exterior.
Construiu-se um espaço plural, que permite crianças assimilarem novas aprendizagens, mas também indivíduos mais sábios partilharem os seus conhecimentos e experiências de vida. Um edifício que possibilite diferentes sensações e percepções da luz, gravidade, cor e sentidos.